Conheça mais um dos investimentos da GHT4, dessa vez sobre a biodiversidade de produtos brasileiros que valorizam a nossa terra. Leia agora!

O Brasil é o país da cachaça. A bebida é produzida aqui desde o início do século XVI, e é considerada uma das mais antigas da América. Diferente do rum, do whisky e da tequila, que são bebidas envelhecidas em barris de carvalho (uma madeira importada), a cachaça brasileira pode ser envelhecida em diversos tipos de madeiras nacionais, entre elas, a amburama, o ipê, o jequitibá e o bálsamo. O interessante é que cada madeira dará uma cor, um aroma e um sabor diferente para a bebida.

O Brasil também é o país das garrafadas, aquelas misturas que levam flores, frutos, cascas de árvores e sementes, facilmente encontradas em mercados municipais, feiras e nos botecos pelo interior do Brasil.

E foi pensando nessa riqueza da biodiversidade brasileira que Felipe Jannuzzi, CEO da BR-ME, uma empresa investida pela GHT4, criou em 2016 o primeiro gin brasileiro – o Virga, considerado o  melhor gin brasileiro contemporâneo, reconhecido pelo World Gin Awards 2019. O objetivo era ressaltar a tradição nacional de produzir destilados e inovar mostrando que dá para fazer um gin saboroso, de qualidade e usando os botânicos nacionais.  

Outra bebida característica do Brasil é o Tiquira, feita, inicialmente pelos indígenas, a partir da fermentação da mandioca, uma planta nacional e muito usada na gastronomia brasileira.

As cachaças, garrafadas, gin e tiquira são formas que Jannuzzi tem encontrado para seguir estudando os aromas e árvores brasileiras.

Segundo ele, a vida vegetal dos biomas brasileiros é de uma riqueza inimaginável. Por exemplo, uma em cada quatro plantas na terra cresce no Amazonas. São milhares de espécies diferentes. Só de árvores com sementes são mais de 14 mil espécies distintas. Uma biodiversidade representada também pelos cogumelos, insetos e tantos outros animais espalhados pela Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e outros biomas nacionais. As bebidas são vetores para extrair os aromas e sabores dessa rica biodiversidade brasileira,
Toda essa biodiversidade é, de certa forma, desconhecida pela maioria dos brasileiros e, de certa forma, negligenciada. É muito comum trocarmos o pacová pelo cardamomo indiano, o carvalho europeu rouba o destaque da nossa amburana, o bacuri do cerrado é tão exótico para o brasileiro quanto uma planta distante que cresce em algum lugar remoto, em algum lugar do mundo. “Esse desconhecimento nos faz perder o potencial nutritivo, gastronômico, econômico e terapêutico da nossa flora”, complementa Jannuzzi.

O Brasil que você precisa conhecer

Especializada em produtos brasileiros premium, a BR-ME foi criada com o objetivo de ofertar o que há de melhor, por meio de produtos selecionados e experiências. E seja por meio de uma bebida, um café ou um azeite é possível encontrar um pouco da rica biodiversidade brasileira, em cada um dos produtos ofertados.

Para isso, a empresa criou uma curadoria qualificada, responsável por avaliar e recomendar os produtos e serviços nacionais disponíveis em seu e-commerce. Por meio de critérios de premiação, avaliação e métodos de comparação, a curadoria BR-ME traz uma visão 360º na hora de eleger um produto ou serviço de excelência.

Cada escolha de um item oferecido pela startup passa por uma avaliação  rigorosa sobre o comprometimento do fornecedor com a biodiversidade, práticas sustentáveis, condições favoráveis de trabalho, até a ética por trás de cada etapa do processo de produção.

Sendo um dos seus grandes diferenciais, a curadoria é formada por especialistas e entendedores de notório conhecimento global em suas respectivas áreas de conhecimento. Entre os destaques dos comitês, estão Leandro Baena e Aguinaldo Zackia Albert, que são especialistas no produto que abriu as portas da BR-ME: o vinho. Beato é considerado um dos mais importantes sommeliers do Brasil, é referência no mundo de vinhos e chega a provar cerca de 20 mil rótulos por ano. Aguinaldo, além de escritor especialista no tema, é consultor e crítico da categoria. Já ocupou mais de uma vez o cargo de Presidente da SBAV-SP (Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho) e é professor do curso de Pós-Graduação em Negócios do Vinho da Universidade SENAC.

Experiências com especialistas

Proporcionar experiências com especialistas em cada categoria de produtos é outra forte característica da BR-ME. Para as empresas que querem presentear seus colaboradores ou parceiros com vivência diferenciada, a startup oferece um catálogo com sugestões bem diversificadas.

Os workshops de experiências podem ser realizados tanto na versão online quanto presencial. Sob a coordenação dos profissionais, as opções de experiências são:

  • O Gin e as plantas brasileiras, com Felipe Jannuzzi
  • Cachaça: cultura e sabores do Brasil, com Maurício Ayer
  • O mapa do café brasileiro, com Alexandre Gonzaga
  • Um brinde à brasilidade – viva os vinhos nacionais, com Alexandre Fialho
  • Vinhos – Território BR-ME, com Agnaldo Zackia
  • Whisky, Whiskey ou Uísque, com Cesar Adames
  • Cachaça, bebida da mulher brasileira, com Nina Bastos
  • Bar BR-ME


E você? Quer ser a próxima empresa a abrir um novo negócio com os investimentos da GHT4 assim como BR-ME? Clique aqui para entrar em contato com um dos nossos especialistas.