Os experientes executivos Caio David, ex-CEO do Itaú BBA, Guga Valente, co-fundador do Grupo ABC, Laércio Cosentino, fundador e presidente do Conselho de Administração da TOTVS, e Rodrigo Vella, co-fundador de Vella Pugliese Buosi, resolveram se unir para fundar um Multi Family Office (MFO), o Grupo GHT4.
Segundo a empresa, o grupo atua como um hub de serviços e investimentos e possui um olhar holístico das famílias e dos negócios, que vai desde a gestão administrativa dos recursos, passando por análise de oportunidades, acompanhamento de investimentos, estudos de tendências, manutenção de ativos, planejamento tributário, controle de riscos, concierge para questões familiares e comunicação. A atuação se estende e fortalece para o apoio aos membros das famílias, com foco em governança familiar, comitês, formação e planos de sucessão. O conceito do nome GHT4 está relacionado aos hormônios que proporcionam o crescimento e o equilíbrio do ser humano garantindo a evolução da espécie e longevidade
“Cada um dos sócios tem suas competências únicas e, agora, juntos nos completamos nessa nova jornada de unir a gestão dos patrimônios com a possibilidade de investir e apoiar novos negócios que gerem valor sendo sustentáveis. Olhamos, sobretudo, para empresas que tenham como base tecnologia e sustentabilidade”, comenta Laércio Cosentino, sócio do Grupo GHT4.
Com uma experiência de mais de 30 anos no mercado financeiro, o ex-CEO do Itaú BBA Caio David terá uma grande contribuição na gestão do portfólio dos ativos das famílias através de uma estratégica de diversificação e visão de longo prazo.
“Além de olharmos para oportunidades de investimentos nos mercados nacional e internacional, a alocação dos recursos também contemplará aportes em empresas com propostas de valor diferenciadas e com potencial para se tornarem relevantes em seus mercados de atuação. Esta gestão compartilhada, dinâmica e próxima, baseada no conhecimento e relacionamento deste grupo de famílias, torna este projeto extremamente ambicioso e interessante”, disse Caio.
Unir a condução de ativos dessas famílias em uma única empresa mostrou-se ser uma boa saída para os empreendedores. Eles acreditam que juntos, geram sinergias, ampliam as oportunidades de negócios, conseguem reduzir custos e melhorar a rentabilidade como investidores.
“O mercado está em constante transformação, o que implica em desafios, mas ao mesmo tempo cria oportunidades. A decisão de criar o GHT4 nos permite cuidar de uma forma organizada e profissional nossos investimentos e patrimônios, gerando sinergias, reduzindo custos e fortalecendo o vínculo entre as famílias”, destaca o advogado Rodrigo Vella, sócio do GHT4, co-fundador de Vella Pugliese Buosi e Guidoni Advogados e membro do conselho de administração global do Dentons.
Para Guga Valente, sócio do GHT4 e co-fundador do Grupo ABC, grupo de comunicação brasileiro, conhecer a particularidade, demanda e ambições de cada família é fundamental para o sucesso de um Multi Family Office.
“Somos empreendedores inquietos e em novos momentos. Os desejos e ambições em comum fez com que nos uníssemos para preservarmos e criarmos negócios, sem deixar de olhar para o legado familiar que queremos deixar”, pontua.
Portfólio e pipeline
Atualmente, o GHT4 conta com oito empresas investidas, sendo algumas com sócios em comum, outras com investimentos individuais. As principais startups do portfólio são: Mendelics, Shipay, Inovalli Jardins, BR-ME, Biosolvit e Brain4Care.
De acordo com os sócios, há mais três empresas no pipeline, que devem receber novas rodadas de investimento, em breve. O Grupo não abre os valores.