Scale Up brasileira foi uma das cinco selecionadas entre as participantes do Mohammed Bin Rashid Innovation Fund, realizado em Dubai

A Biosolvit – Soluções em Biotecnologia – acaba de conquistar sua licença de negócios na cidade de Masdar, ao lado de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. A Scale Up brasileira, localizada em Barra Mansa, no interior do Estado do Rio de Janeiro, foi uma das cinco empresas com potencial de alto crescimento selecionada durante o Mohammed Bin Rashid Innovation Fund, em Dubai.

A partir da licença, a Biosolvit pretende estruturar seu espaço, por meio de escritório físico ou virtual, manter acesso a fábricas e equipamentos, bem como, estabelecer encontros individuais com entidades governamentais e corporativas locais. A iniciativa aumenta as bases de negócios da Scale Up no mundo, que já opera no mercado latino-americano em países como México, Peru, Chile e Argentina, nos Estados Unidos e Europa, por meio de operação própria em Portugal, uma joint venture nos Estados Unidos e distribuidores exclusivos no México, Colômbia, Peru, Argentina e Espanha.

Para o fundador e CEO da empresa, Guilhermo Queiroz, a seleção é o resultado dos trabalhos desenvolvidos pela Biosolvit voltados para a sustentabilidade do planeta. “Este prêmio confirma e consolida o nosso propósito de atuar no mercado global, de maneira diferenciada, unindo três iniciativas: desenvolvimento, preservação ambiental e fomento à economia, fazendo a diferença na vida das pessoas, já que busca alta qualidade em todas as suas ações. É uma grande oportunidade para atuar ao lado dos maiores expoentes de inovação mundiais, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, favorecendo a transformação do cenário da economia com ações que viabilizem a criação de um mundo sustentável a partir de agora. São medidas, como a extinção do uso do carvão, que impactará a emissão dos gases de efeito estufa, e o lixo zero, que permitirão um mundo melhor no futuro. Mas para isto, é preciso começar já”, destacou Guilhermo.

A Scale Up brasileira foi fundada em 2014 e trabalha com três linhas de produção: a Bioblue- soluções on & off shore, especializada em absorvedores e barreiras de alta performance na solução de vazamento de petróleo e derivados, líquidos agressivos e resíduos industriais; a Biogrenn, que produz xaxins 100% sustentáveis, substratos para todos tipos de plantas, orquídeas e bromélias e a terra vegetal e a Biocollab, plataforma de colaboração e acompanhamento de projetos científicos, desde projetos em estágio inicial até a fase de prototipagem e acesso a mercados

Através dos seus produtos e práticas, a Scale Up atende sete dos 17 objetivos relacionados ao desenvolvimento sustentável elencados pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Premiação – Ainda durante o Mohammed Bin Rashid Innovation Fund, a Biosolvit faturou o prêmio Winner of Supernova – Overal Industry Pioner Award, de melhor Startup pioneira na indústria.

 A cidade do futuro

Masdar City é parte de uma empreitada do governo dos Emirados Árabes para gerar lucro com a energia renovável. A Cidade do Futuro foi projetada pela empresa britânica Foster and Partners, sua área abrange cerca de 640 hectares e seu projeto se destaca por: incentivar o uso de transportes públicos e a realização de caminhadas; determinar meios de ser 100% autossuficiente; oferecer proteção e conforto climático; ser editável e aberto a novas tecnologias. Com arquitetura planejada, os prédios de Masdar foram projetados para oferecer conforto térmico, contrapondo as altíssimas temperaturas dos Emirados Árabes. A dessalinização da água, o uso da energia solar, a reutilização de resíduos e a neutralização do gás carbônico também integram as bases da cidade que prometem inovar o mundo na área de sustentabilidade.