Pioneira no lançamento de cosméticos em barras no Brasil, a empresa digital completa três anos de atuação e já compensou mais de três milhões de garrafas plásticas
A B.O.B (Bars Over Bottles), marca pioneira que introduziu o conceito de waterless beauty no Brasil, oferecendo exclusivamente de cosméticos em barra, que por não serem diluídos em água, como cosméticos tradicionais, dispensam o uso de embalagens plásticas, completa três anos de atuação no país. Com isso, a marca nativa digital já compensou mais de três milhões de garrafas plásticas.
Criada com o propósito de revolucionar a forma como consumimos cosméticos e produtos de higiene pessoal, reduzindo o impacto ambiental de toda a cadeia produtiva desses produtos, a aposta da B.O.B é oferecer ao consumidor um banheiro 100% livre de plásticos.
A produção de cosméticos convencionais, como shampoos e condicionadores, usa cerca de 80% de água em sua composição e apenas 20% de ingredientes ativos. Diferentemente desses produtos, as barras da B.O.B eliminam a água da sua composição e se tornam mais eficientes em vários sentidos: são mais concentrados, proporcionam menor desperdício de água, eliminam completamente o uso de plástico descartável das embalagens, reduzem o uso de combustíveis fósseis na cadeia, bem como emissões de gases de efeito estufa e diminuem os resíduos gerados ao final da vida do produto.
Hoje, 40% de todo o plástico produzido no mundo vira embalagens que são, em sua maioria, descartáveis. Mais de 120 bilhões de embalagens são produzidas anualmente pela indústria de cosméticos, segundo pesquisa do Statistics. No Brasil, reciclamos pouco mais de 1% desses resíduos, sendo que somos o 4º maior produtor de plástico do mundo.
“Não faz mais sentido consumirmos dessa forma. Precisamos nos perguntar: para onde vai todo o resíduo gerado pelos produtos que usamos pra cuidar da minha pele ou do cabelo? Estamos vivendo um momento de mundo em que cuidar de si (o autocuidado) não pode caminhar separadamente do cuidado com nosso meio ambiente. Todos vivemos num sistema único”, destaca Andréia Quércia, cofundadora da marca.
Investimento
A B.O.B nasceu com capital próprio, dos fundadores Andreia Quercia e Victor Falzoni, amigos desde a infância, e seguiram por dois anos em bootstrapping. No primeiro ano de atuação, a empresa alcançou a marca de mais de 130 mil pedidos e uma base de quase 100 mil clientes.
No final de 2021, a B.O.B recebeu um aporte, de valor não relevado, do Grupo GHT4, um multi family office fundado pelos empreendedores Caio David, Guga Valente, Laércio Cosentino e Rodrigo Vella.
O aporte foi essencial para alavancar os passos da empresa. “Com o novo recurso foi possível aumentar o nosso time, hoje somos em mais de 50 pessoas, investir em tecnologia e expandir nosso portfólio de produtos”, explica Victor Falzoni cofundador da B.O.B ao lado de Andreia.
A previsão dos empreendedores, até o final de 2022, é fechar o ano com mais de 200 mil pedidos realizados via site e estar presentes em 300 pontos de vendas físicos em todo o Brasil.
Expansão internacional e novos produtos
A marca viu a oportunidade de expandir sua atuação para o mercado internacional, uma vez que ainda não há marcas consolidadas no segmento de waterless beauty em mercados já mais maduros, como Estados Unidos e Europa – mercados em que a preocupação com aspectos de sustentabilidade e impacto ambiental também estão mais difundidos nas decisões do consumidor final.
Por seguir o modelo DNVB (Digitally Native Vertical Brand), a B.O.B consegue replicar sua operação em outros mercados, traduzindo seu conceito, criando comunidades locais e distribuindo seus produtos.
“Começamos nossa atuação internacional nos Estados Unidos por vários fatores: são um dos maiores mercados para o setor, são abertos à novidade, temos sinergia com as plataformas digitais já usadas no Brasil, há maior velocidade de certificação e poucas barreiras para exportação”, explica Victor.
No plano de negócio dos executivos está também a expansão para o mercado europeu. “Os europeus já possuem uma consciência mais madura sobre o consumo consciente”, acrescenta Andreia, que está baseada em Berlim (Alemanha) há cinco anos.
A oferta de novos produtos e a entrada em outras categorias dentro de beleza e cuidado pessoal é parte chave para o crescimento da companhia. No momento, o portfólio da empresa é composto por shampoos, condicionadores, máscaras de cabelo, barras de limpeza facial, sabonete íntimo, desodorantes e acessórios.
“Estamos desenvolvendo novos produtos para expandir o portfólio, pois nossa meta é que não tenha nenhuma embalagem plástica no banheiro de qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo”, finaliza a cofundadora. Em pouco tempo ela se tornou uma referência de inovação na indústria da beleza no Brasil ao desenvolver cosméticos mais conscientes. Conheça mais em www.usebob.com.br