Nada mais importante que uma análise precisa e qualificada para tomar as melhores decisões no mercado imobiliário. Entre as variáveis necessárias para garantir que o empreendimento tenha o máximo de sucesso estão os indicadores socioeconômicos e demográficos.
A partir de uma leitura minuciosa do perfil das quadras de São Paulo é possível ter uma boa definição de quem são os habitantes daquela região e qual o melhor tipo de empreendimento a ser iniciado.
Para isso, são necessários dados confiáveis, seguros e bem estruturados. Não só isso, mas agilidade, facilidade e os indicadores reunidos em apenas um lugar são fatores de grande importância para as análises e é exatamente isso que a DataLand oferece.
Na Demografia DataLand, acompanhamos o ritmo dos crescimentos populacional e das habitações residenciais, fornecemos estimativas demográficas atualizadas, incluindo quebras por gênero e faixa etária. As informações apresentadas são da quadra.
Já no Perfil Social DataLand 2021, combinamos informações de renda (CAGED e RAIS) e características da ocupação atual como: ano da construção, padrão construtivo e valor do m2, classificamos as quadras de São Paulo de acordo com o perfil social predominante. O Perfil Social é da quadra, segmentado em 8 diferentes categorias para melhor auxiliá-lo na decisão do padrão construtivo.
Os Indicadores DataLand
O set de dados Socioeconômico DataLand contém uma gama de indicadores que auxiliam no entendimento do perfil do morador de uma determinada quadra da cidade de São Paulo.
No perfil Demográfico, foi atualizada a população por faixa etária e gênero para 2021. Para isso, foram utilizadas informações do Censo, Seade, porém com a preocupação de ponderar estas bases com informações da Receita Federal (empresas) e das comunidades, para assim ampliar a precisão para cada micro região da cidade.
Um exemplo é a Avenida Berrini, famosa por ser uma área com grande adensamento comercial, com escritórios de grandes empresas. Porém não há um grande número de moradores naquela área.
Já no perfil social predominante, foi gerado um escore de nível social predominante em cada quadra, divididos em 8 classificações, que vai de “AAA” até “F”, sendo o primeiro
altíssimo padrão e o último o padrão mais baixo.
Para chegar a esses escores bem específicos, a DataLand cruzou informações relacionadas à demografia, renda, comercialização de imóveis e do entorno. Foram mais de 100 variáveis que contribuíram para a modelagem.
Esse indicador contribui para melhor entendimento do tipo de empreendimento a ser lançado na região, para assim, o desenvolvimento imobiliário, capturar o que faz mais sentido ser construído, bem como mensurar o valor que será absorvido.
Esse indicador também pode ser utilizado junto a solução DataLand Finder, proporcionando ainda mais precisão na prospecção ativa de terrenos, com indicações de onde construir de acordo com o target da incorporadora ou mesmo na busca por novas oportunidades de investimento.
Com o DataLand Finder é possível identificar de forma rápida e intuitiva as áreas de interesse na cidade. Através do mapa com as áreas potenciais fica mais fácil decidir o que faz mais sentido para o seu negócio.
A seguir vamos conhecer alguns dos bolsões de alto padrão e zonas de oportunidade e desenvolvimento identificadas pela DataLand por meio dos indicadores sociais e demográficos.
Áreas identificadas pela DataLand: Bolsões de Alto Padrão, Zonas de Oportunidade e Zonas de Desenvolvimento
A Chácara Flora é considerada um bolsão de alto padrão
É um bairro nobre em modelo de condomínio fechado localizado na Zona Sul de São Paulo. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, abriga uma reserva de Mata Atlântica, responsável por uma vasta área verde. Por se tratar de um bairro fechado, não possui visualização no Google Maps Street View.
A região oferece inúmeras facilidades de lazer, entretenimento e comércio para seus moradores: está bem próxima da Avenida Berrini, dos Shoppings Morumbi e Market Place, do Aeroporto de Congonhas, de colégios como a Escola Suíça e a Escola Maria Imaculada (Escola Americana Chapel) e do São Paulo Golf Club.
Eixo Platina
Outro bolsão de alto padrão, o Eixo Platina foi totalmente desenvolvido pela incorporação imobiliária.
Localizado na região de Tatuapé, o Eixo Platina tem um desenvolvimento sustentável, reunindo áreas comerciais, empresariais e residenciais. Com melhorias na mobilidade urbana – está localizado em uma faixa paralela à Av. Radial Leste, entre as estações Carrão, Tatuapé e Belém do metrô – o Eixo reúne áreas comerciais, empresariais e residenciais, além de opções de lazer e entretenimento, desenvolvendo e atendendo toda região do Tatuapé e zona leste.
O empreendimento feito pela Porte Engenharia e Urbanismo também conta com vários edifícios corporativos e hoteleiros, embasados por lojas aptas a receber grandes empresas de varejo, espaços específicos para instituições de ensino e um dos maiores teatros de São Paulo.
O objetivo é reter moradores da região e atrair novos profissionais com uma área que ofereça mais qualidade de vida.
Zonas de Crescimento
Use o DataLand Finder e Urban e identifique centenas de áreas e oportunidades de investimento São Paulo possui áreas muito diversas e conhecer o perfil de cada uma delas permite que as análises imobiliárias sejam melhores, contribuindo para minimizar riscos e potencializar o sucesso de novos empreendimentos.
Ter uma ferramenta que possibilita a busca e a avaliação dessas localizações com informações valiosas é exatamente o que seu negócio precisa. Além dos bolsões e zonas de oportunidades citadas, a DataLand possibilita a identificação e avaliação de centenas de áreas como essas nas soluções Finder e Urban.
E para incrementar a análise sobre o perfil socioeconômico e demográfico das quadras da cidade de São Paulo, a DataLand em parceria com a B3, permite fazer um raio-X ainda mais profundo ao inserir informações sobre patrimônio veicular e investimentos.
Com isso, fica mais rápida e precisa a definição do tipo de empreendimento a ser construído e o valor a ser comercializado.
Cerca de 2 milhões de pessoas migraram do centro norte do município de São Paulo para as franjas de crescimento urbano*, que se destacam nas extremidades do mapa, entre elas: Grajaú (sul), Anhanguera (noroeste), Vila Andrade (sul-oeste), São Rafael a Itaim Paulista (leste divisa).
Outro ponto a ser observado são as opções de lazer, escola e hospitais, que estão mais concentradas nas regiões centrais.
Chácara Santo Antônio
A Chácara Santo Antônio pode ser considerada uma zona de oportunidade, por ser uma área de médio padrão, mas que pode ser mais desenvolvida, já que é possível encontrar ali um entorno de maior nível social.
Com uma localização privilegiada, fácil acesso à Marginal Pinheiros, o bairro traz uma mistura equilibrada entre área residencial e comercial com boa infraestrutura. Nas ruas Américo Brasiliense e Alexandre Dumas estão localizados importantes pólos financeiros. Além disso, é considerado um bairro tranquilo e sossegado.
Campo de Marte
O entorno do Campo de Marte, no bairro Santana, é considerado um bolsão de alto padrão.
Referência na Zona Norte, o bairro Santana é conhecido pela sua ampla infraestrutura em comércio, serviços e lazer. O bairro é relativamente arborizado e bem atendido no transporte, água, esgoto e diferentes tipos de moradia, incluindo edifícios de médio e alto padrão.
Por causa da proximidade com o Centro, o Terminal Rodoviário Tietê, o Aeroporto Campo de Marte e o Anhembi Parque, o bairro reúne flats e hotéis, como Holiday Inn, o maior hotel do país. É lá também que está localizado o Complexo do Anhembi, um dos maiores centros de eventos do Brasil.
Use o DataLand Finder e Urban e identifique centenas de áreas e oportunidades de investimento
São Paulo possui áreas muito diversas e conhecer o perfil de cada uma delas permite que as análises imobiliárias sejam melhores, contribuindo para minimizar riscos e potencializar o sucesso de novos empreendimentos.
Ter uma ferramenta que possibilita a busca e a avaliação dessas localizações com informações valiosas é exatamente o que seu negócio precisa. Além dos bolsões e zonas de oportunidades citadas, a DataLand possibilita a identificação e avaliação de centenas de áreas como essas nas soluções Finder e Urban.
E para incrementar a análise sobre o perfil socioeconômico e demográfico das quadras da cidade de São Paulo, a DataLand em parceria com a B3, permite fazer um raio-X ainda mais profundo ao inserir informações sobre patrimônio veicular e investimentos. Com isso, fica mais rápida e precisa a definição do tipo de empreendimento a ser construído e o valor a ser comercializado.